Carta do Cachorro ao seu Dono

Emotiva carta de um cão ao seu futuro dono

 

Agora, tu que és o meu dono e só te peço amor. Decidiste fazer-te responsável por mim e sinto-me muito agradecido pela tua determinação. Existirá entre ambos um pacto secreto de confiança que jamais será quebrado da minha parte.

Deverás compreender-me e ser tolerante por algum tempo, acabo de separar-me da minha mãe e dos meus irmãos. Notarás que estou desorientado, inquieto e durante algumas noites até me poderás ver chorar… sim, estou com saudades deles, compreende-me, e eu te compreenderei logo que me habitue a ti por muitos anos. Serei o teu melhor amigo, entenderei as tuas mudanças de humor, as tuas alegrias, os teus dias bons e os teus dias maus, estarei ao teu lado acompanhando-te nas tuas alegrias e tristezas, e te tratarei sempre com o mesmo amor e com a mesma lealdade.

Lamberei a mão com que me castigues, porque a minha capacidade de perdoar é infinita, mas não me castigues, ensina-me. Desconheço os detalhes que te podem irritar o meu desejo é agradar-te em tudo. Desejo também que te sintas orgulhoso de mim quando me vejas deitado a teus pés, quando caminhar a teu lado pela rua, como a tua sombra mais fiel. Quero corresponder a esse ideal de cão que tanto desejas, mas depende de ti, serei o reflexo do modo como me educares e tratares.

Ajuda-me a não te defraudar. Se me tratas com violência, serei agressivo. Fala comigo, entendo cada uma das tuas palavras, ainda que não te responda com a mesma linguagem. Aprende a ler os meus olhos e compreenderás o quanto te entendo; sei que és uma boa pessoa… Que pensas tu daqueles que não amam os animais? Estou seguro que não és como eles! Sei que me vais ser carinhoso comigo, és o meu dono, pouco a pouco nos faremos grandes amigos, nos conheceremos e nos respeitaremos mutuamente.

Olha, quando o primeiro homem apareceu na terra os restantes animais pensavam que era outro animal, porém tinha “alma”. Pensa sobre isto. O homem manifesta a sua alma através da linguagem, nós através dos nossos actos. Não te esqueças nunca meu dono, que te amo à minha maneira.

Durante mais de dez anos estarei junto de ti, cresceremos juntos, compartiremos tantas e tantas coisas, e no dias que vá viver para alguma estrela, olha para o céu com frequência, porque sempre te estarei olhando. Mas desejo pedir-te algo, não deixes a minha cama vazia, à outro cachorro esperando-te e ao qual chegarás a amar tanto como a mim. Não quero deixar no meu testamento uma cama vazia, mas agora não vamos pensar nesse dia, faz-me uma festa e brinca um pouco comigo. Temos muitos anos pela frente para sermos felizes.

Nunca te esqueças que te amo…

O TEU CÃO