Origens da raça

A origem da raça remonta ao antigo mastim de sangue asiático.
O termo Bulldog (cão-touro), deriva do facto de até meados do séc. XVIII esta raça ser utilizada na luta com touros, pegando-os pelo nariz e não mais os largava até tombarem.
Adestrado para a luta pelo homem, o Bulldog é para muitos um cão lindíssimo dentro da sua feiúra. Após um longo processo selectivo, o resultado foi uma raça cujas características principais são anomalias notáveis. Toda esta selecção resultou também, num cão extremamente violento e sanguinário, não quebrando nem pela dor.

O actual Bulldog é de formação indiscutivelmente Inglesa. Existem diversos documentos em Inglaterra, que relatam a presença no território já em épocas distantes, de um cão muito idêntico ao actual.

No decorrer dos séculos XIII a XVIII, ocorriam duelos extremamente cruéis em todas as cidades e aldeias que tivessem arenas e ringues para lutas. Eram verdadeiros espectáculos, cuja organização envolvia até programas publicitados antecipadamente. A selecção dos cães que iriam lutar com os touros era cuidadosa, levando-se em conta a coragem, o instinto de agressão, e principalmente, uma ferocidade extrema.

Mas finalmente em 1838, o Parlamento Inglês, devido a um grande movimento contra este tão cruel e violento espectáculo, proibiu-o.

A partir dessa época, a raça passou por alguns momentos obscuros, sendo superados pela sua peculiar beleza, afirmando-se definitivamente nos finais do séc. XIX como uma raça de grande apelo popular. Os aficcionados pela raça começaram a desenvolver as suas qualidades, eliminando-lhe qualquer traço de ferocidade, e acentuando-lhe a felicidade. Graças a estes criadores,actualmente o Bulldog é um dos cães mais afectuosos que se conhece.

A sua empatia com o público e em especial com as crianças, tornou-se tão grande que já participou em diversos filmes, desenhos animados e anúncios publicitários.

Apesar do seu aspecto hostil, o Bulldog é um cão tranquilo, pacífico, inteligente, brincalhão, amigo das crianças e apaixonado pelo dono.

 

 


Imagem © “Crib and Rosa” Pintura de Abraham Cooper em 1817.